top of page
Buscar

Check up: sempre uma garantia de boa saúde?

  • alexandre6504
  • 14 de mai.
  • 2 min de leitura

Seguramente a resposta é não. Do inglês “to check up on”, examinar, pressupõe uma avaliação ampla do estado de saúde. Isso inclui uma cuidadosa entrevista clínica, exame físico minucioso, identificação de agravos atuais ou potenciais à saúde e, finalmente, medidas curativas ou preventivas.



Um check up, portanto, reflete o estado momentâneo da saúde do indivíduo, permitindo ao médico, na maioria das vezes, apenas estabelecer um prognóstico quanto às possibilidades futuras de adoecimento. Por outro lado, os riscos biológicos externos e os processos orgânicos de adoecimento são inúmeros e constantes, muitos deles imperceptíveis, mesmo às mais sofisticadas tecnologias. Daí, fica fácil entender que um check up normal não é garantia de proteção integral contra doenças, a menos que alguma delas possibilite sua identificação no momento da avaliação médica. Portanto, ao fumante que vai ao médico levando sua radiografia de tórax normal (o que ocorre na imensa maioria das vezes) ou à gordinha sedentária, filha de mãe diabética, com exame de glicemia normal, atenção: toda doença tem um tempo de latência sub clínica, de espera, até que os primeiros sintomas se manifestem ou que os exames se alterem.



A menos que mudemos nossos hábitos de vida e eliminemos os chamados fatores de risco, mais dia menos dia teremos o dissabor de sair do consultório médico com o diagnóstico de uma doença que o último check up não identificou. Aquela ginástica adiada, aqueles quilos a mais, o estresse desnecessário e o inútil cigarro, que até então não nos incomodavam, são cobradores silenciosos que chegam sem avisar, cobrando a dívida inteira, sem direito a parcelamento.



Assim, que tal começarmos pelo começo, prevenindo? Inicie uma atividade aeróbica pelo menos três vezes na semana, de uma hora de duração (caminhada, hidroginástica, dança, natação). Lá se vão pelo menos 900 calorias por semana! Comida? Elimine doces e açúcar e veja a diferença: como são saborosos os sucos, o cafezinho, que você nem sabia que tinham sabor próprio. Passe mais na peixaria e menos no açougue. Reduza o sal. Evite o desmatamento em seu prato. Beba o mínimo de álcool, se beber. Apague o cigarro antes que ele apague você! Tenha mais prazeres simples, que custem pouco e que te façam sorrir. Leia muito, ouça bastante e fale o suficiente. Cultive suas memórias e escute as memórias dos outros. Sinta-se útil e seja útil.



Ah, sim, o check up ? Faça-o uma vez ao ano, é recomendável, mas não se esqueça de que restarão longos 364 dias antes da próxima consulta.




Alexandre Avellar Alves

Especialista em Geriatria e Medicina Interna



ree

 
 
 

Comentários


Contatos para agendamento:

Whatsapp:  (35) 8889 - 3303

Telefones:  (35) 3721-5784 ou

(35) 3721-5784

Rua Maranhão, 100 – Centro

Poços de Caldas – MG

whatsapp.png
1481216602.jpg
1481216713.jpg

© 2035 by Dr. Alexandre Avellar. Powered and secured by Wix 

bottom of page